segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Torcedor do Bahia paga promessa andando a pé de Coité a Serrinha


O fiel tricolor chegou a Catedral de Santana em Serrinha ás 11h depois de percorrer os 40 km, lá, dobrou os joelhos e fez oração de agradecimento.

A paixão pelo Bahia ganha mais uma historia de fidelidade ao clube, aos 52 anos de idade, 40 de torcedor, Isaac Souza Lima, natural de Serrinha, vive em Coité desde os 27 anos, fez promessa que se o Bahia conquistasse uma das vagas para subir para a primeira divisão do campeonato brasileiro de 2011, andaria a pé vestido de Bahia de sua residência situada á Rua Castelo Branco, bairro Açudinho até a Catedral de Santana, na cidade de Serrinha, cujo percurso tem extensão de 40 km.
Isaac tem um dia a dia de luta, já que o mesmo é funcionário de uma empresa de fios de sisal, e mesmo sendo encarregado de turma anda de um lado para o outro para acompanhar o andamento da fabrica.
A promessa foi paga no sábado (20), o dia ainda não tinha amanhecido, quando ele saiu de casa às 04h20, cerca de 200 metros já estava no asfalto da BA 409 rumo ao compromisso. Segundo ele, com apenas um litro de água na mão e muita fé em Deus, disse que  iria conseguir completar o percurso, “andei mais rápido para tentar chegar cedo, já que a promessa seria de ida e volta, mas não foi possível, tentei retornar, mas a musculatura das pernas e tornozelos não aguentaram e acabei pegando um carro”, revelou.
Ele conta que foi muito cansativo, mas também divertido, muitos motoristas que ele imaginava serem torcedores do Bahia passavam buzinando e acenando. Falou também que não parou em nenhum momento para descansar, mas se preocupou com o risco de ser atropelado, pois a estrada em boa parte do trecho não possui acostamento.
O fiel tricolor chegou a Catedral de Santana em Serrinha ás 11h depois de percorrer os 40 km, lá, dobrou os joelhos e fez oração de agradecimento. Pouco minutos depois já estava de volta para tentar completar o percurso, mas “só teve pernas” suficientes para deixar a cidade, quando pegava a BA, preferiu na forçar e entrou em um carro.
Para muitos amigos, o torcedor do Bahia ta em grande forma, com mais da metade de um século de vida, conseguiu andar sem parar 40 km no tempo de 06 horas e 40min numa estrada de aclives e declives e sem muita segurança.
De acordo com Joilson Lessa, capitão PM e professor de matemática, Isaac andou a uma velocidade de 6 km/h e se manitvesse o mesmo rítimo até Salvador  faria em aproximadamente 35 horas. Ainda segundo o matemático o pagador de promessa fez em média 10 minutos a cada quilometro.
Paixão pelo Bahia começou aos 12 anos
Isaac disse ao CN quetinha 12 anos, quando morava na fazenda Alto de Fora em Serrinha e acompanhava seu irmão, Ademir , conhecido por Duzinho (falecido), ouvindo jogos do Bahia pelo rádio. Lembrou que uma coisa que marcou muito foi quando seu irmão gritava “gol de Douglas!!!”. A partir daquela época o prazer de ser Bahia só aumentou, melhor era saber que a família quase toda era tricolor “só Baixinho (irmão mais velho) hoje residente em São Gabriel optou torcer pelo Vitória”, contou.
“Mas, lá na roça era muito bom, em dia de jogo, como não tinha televisão a gente se reunia, pegava o banco e ia para a mesa ouvir aos jogos com meus  irmãos e meu pai. A Radio Sociedade era que mais a gente ouvia, me lembro da vibração de França Teixeira na narração. A fase que eu comecei a gostar do Bahia tava muito boa pra a gente, era difícil perder um campeonato”, lembrou.
Segunda promessa paga – Isaac revelou que teve duas grandes alegrias nos 40 anos de torcedor. Ver a conquista do Brasileirão de 1988 e agora o retorno a divisão de elite. A tristeza maior foi a de todos os tricolores, verem o clube no “fundo do poço” ao cair para a terceira divisão, e foi justamente no período que subiu de volta para a ‘segundona’ que ele pagou a promessa. Quase virou “Lobisomem”, acostumado cortar cabelo em no máximo 30 dias, fez promessa em 2007 que só cortaria quando o Bahia deixasse a terrível terceira divisão, e foram meses de cabelo grande até que o Bahia “tivesse compaixão” dele e passou somente um ano na serie C.
O fiel tricolor pede à diretoria que faça um time competitivo para 2011, já está comprovado, que se o Bahia contratar jogador de primeira linha a torcida paga. “A gente tem agora é a missão de quebrar o jejum do estadual que a gente não conquista desde 2001.
Torcedor monogâmico -No Brasil dificilmente se encontra um torcedor que só torce por um clube, principalmente nos estados nordestinos. Alguns são Bahia e Vasco, Bahia e Flamengo, Bahia e Fluminense, assim também acontece com os torcedores do Vitoria. Os clubes do eixo Rio e São Paulo lideram como aqueles que mais dividem a paixão, mas não é o caso de Isaac, ele tem uma aliança apenas com o Bahia. Segundo ele os nordestinos sofrem a descriminação com os sulistas e não devem “dá moral” comprando camisas dos times do Rio, São Paulo e Minas, pois não nasce em nenhum desses estados nenhum menino que vai ser incentivado pelo pai a torcer pelos clubes do Nordeste, daí o motivo da sua monogamia tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário