segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O último adeus ao guerreiro- ERNESTO FERREIRA "O INESQUECIVÉL"

Casado há 30 anos com Maria José Araujo Lopes, popularmente conhecida como Zezé, Ernesto Cultivava os princípios básicos de quem sabe priorizar e valorizar o eixo familiar. Pai de cinco filhos, entre eles Ednaldo e Edylene Ferreira. Filho de Francisco Ferreira Filho e Josefa Fernandes de Oliveira é natural da cidade de Rio Tinto, estado da Paraíba.

Chegou a Serrinha em 1964 como caminhoneiro transportando boiadas. Conheceu Valdete Carneiro (in memorian), e como um bom corredor de vaquejadas, o levou para conhecer o esporte; nesta ocasião, surgiu a parceria que deu origem a primeira vaquejada do estado da Bahia, em Serrinha. Iniciou a vida pública na década de 80, onde conseguiu seu primeiro mandato de vereador no período de 1982 a 1988. 

Com o desejo muito grande de ter seu próprio parque de vaquejada, criou em 1985, o Clube do Vaqueiro no povoado do Cajueiro. Fundou também uma escola comunitária hoje com mais de 1.200 alunos, onde atende o povoado e comunidades vizinhas, a qual foi mantida com recursos próprios por muitos anos, hoje mantida em parceira com a Secretaria de Educação do Estado.



Homem público de ação e respeito era também funcionário do estado lotado na Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Foi delegado na cidade de Serrinha por vários anos, chegando a receber um titulo outorgado pela câmara de vereadores como o “Delegado do Ano”. Sempre conciliando a segurança da região com a vida pública assumiu também a delegacia da cidade de Nordestina. Foi reeleito em 1989 e 1993 mantendo-se na política como vide-prefeito de 1997 a 2000.

Homem de comportamento simples, sério, indiferente ao luxo e riquezas, levava uma vida dedicada à sociedade, muitas vezes em tempo integral. Candidatou-se a prefeito no novo município de Barrocas no pleito do ano 2000, não obtendo êxito. Posteriormente passou a servir a segurança do município de Entre Rios onde ficou por cerca de 2 anos, até voltar a servir novamente a delegacia pública de Serrinha por mais um tempo.

Na eleição de 2004 foi aclamado como o vereador mais votado, conquistando 1.806 votos e assumindo a cadeira da presidência na câmara legislativa de Serrinha. Em 2008 foi eleito novamente vereador.



Dotado de uma disposição e prestatividade indescritíveis, Ernesto Ferreira teve participação efetiva em quase todos os grandes momentos do município. No social, exerceu um comportamento impar, atendendo a convites, participando de manifestações sociais, culturais e executivas; profissionalmente reserva um currículo invejável para qualquer diplomado, pois sua formação foi o aprendizado qualificado do mundo; por trás do seu jeito sério de ser era um homem cuja sensibilidade para as causas nobres do povo reagia quase imperceptivelmente.

Este é Ernesto Ferreira, conhecido por alguns amigos como “Virgulino”, respeitado por todos e digno de uma conduta como pouco vista para ficar registrada no âmbito de nossa história. 

Morte - O vereador Ernesto Ferreira morreu na tarde do último sábado, 4, em um Hospital de Salvador onde estava internado desde o início de novembro. 

Há cerca de três meses o parlamentar lutava contra um câncer no pâncreas sendo submetido a várias seções de quimioterapia. Por volta das 11h00m, o quadro clínico do vereador se agravou com a falta de oxigênio no cérebro que evoluiu para morte cerebral. As 16h30m os médicos confirmaram a paralisação total dos órgãos. 

O corpo foi velado no salão nobre na câmara legislativa de Serrinha e sepultado às 15h00m deste domingo, 5, no cemitério paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário